Centro de Informações

Imprimir em PDFImprimir em PDF

Centro de Informações

A OIT é o maior centro de recursos de informação, análise e orientação sobre o mundo do trabalho. A investigação acompanha e reforça todas as atividades práticas da Organização, que é considerada mundialmente como uma fonte autorizada de informação estatística.
 
O Centro de Informações do Escritório da OIT no Brasil é responsável pela divulgação, no Brasil, das publicações e outros materiais informativos editados pela sede da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, pelo Escritório Regional, em Lima, assim como as publicações editadas pelo Escritório no Brasil. Para isso, agrega as atividades de biblioteca, editora e livraria.
 
Sua coleção é considerada uma grande fonte de conhecimentos e informação chave referente a área do trabalho, meio de vida sustentável, aspectos do desenvolvimento econômico e social, mudanças tecnológicas e de direitos humanos, relacionados com o trabalho.
 
Biblioteca
 
Em 1980, a biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Péricles de Souza Monteiro. Uma homenagem das autoridades brasileiras e funcionários da OIT em comemoração aos seus 27 anos como representante no Brasil deste organismo especializado do sistema das Nações Unidas.

Em Brasília, a biblioteca oferece  acesso a uma coleção multilíngue de aproximadamente dez mil títulos entre livros, CD-ROMs, DVDs, fitas VHS, relatórios técnicos, publicações estatísticas, 155 títulos de periódicos; e às bases de dados produzidas pela OIT.
 
Missão:
Oferecer aos seus usuários suporte a pesquisas e estudos científicos nas questões trabalhistas: capacitação profissional, discriminação, previdência social, relações trabalhistas, saúde do trabalhador, trabalho escravo, trabalho infantil, entre outros. Além da divulgação e venda das publicações editadas pela OIT.
 
Serviços:
Disponibiliza o acesso ao material no local e, em alguns casos, eletronicamente. Os empréstimos são feitos no sistema interbibliotecário.
 
Catálogo:
O catálogo da biblioteca está disponível na base de dados LABORDOC, gerenciado por INFORM (Biblioteca Central da OIT), em Genebra.
Reune o catálogo das bibliotecas dos escritórios da OIT no mundo. Para visualizar o de Brasília, que ainda está sendo atualizado, clique em OIT Brasília
 

Horário de atendimento:
2ª a 5ª: 8:00 às 12:30 e 14:00 às 17:30
6ª: 8:00 às 13:30
Obs: As visitas devem ser agendadas
 
Contatos:
Fone: (+55.61) 2106-4626
Fax: (+55.61) 3322-4352
e-mail: biblioteca_brasilia@ilo.org
End: Setor de Embaixadas Norte, Lote 35 - Brasília - DF / Brasil - 70800-400